quarta-feira, 16 de maio de 2007

Articulações Diartrodiais

A disposição geral do maior número das articulações diartrodiais é bem semelhante e engloba: superfícies articulares, cartilagens articulares, capsula articular e ligamentos.
Superficies articulares: camadas especializadas de osso compacto nas superficies que se articulam com outros ossos.
Cartilagem articular: camada de cartilagem hialina que recobre a superfície articular. O perióstio reveste o restante do osso.
Cápsula articular: duas camadas.
A camada mais profunda é a membrana sinovial, que é uma camada fragil de tecido conjuntivo que se estende das bordas das cartilagens articulares dos ossos contíguo, mas não reveste nenhuma cartilagem articular. Esta membrana secreta líquido sinovial, que lubrifica a articulação normal.
A camada superficial é a membrana fibrosa que é uma capa espessa que reveste a membrana sinovial. Este ligamento capsular pode estar compactado em certas áreas para formar os ligamentos extracapsulares que conectam os ossos adjacentes e ajudam a fixar a articulação.
Ligamentos: são faixas de tecido conjuntivo que se estendem de osso a osso. Eles recebem nomes de acordo com sua localização em relação à cápsula articular.
Os ligamentos intracapsulares são encontrados no interior das articulações e são revestidos pela cápsula articular.
Ligamentos cruzados do joelho do cavalo e os ligamentos que mantêm os ossos adjacentes do carpo e do tarso juntos são exemplos de ligamentos intracapsulares.
Os ligamentos extracapsulares se encontram fora da cápsula articular e abrangem os seguintes:
Ligamentos colaterais: localizam-se nas faces medial e lateral de uma articulação.
Ligamentos anterior e posterior: localizam-se à frente ou atrás da articulação.
Ligamentos anulares: circundam a articulação, e as fibras em geral se dispõem de um modo circular ao redor da articulação para fortalecer e proteger a capsula articular.

Nenhum comentário: