As articulações do crânio são principalmente do tipo sutura.
No crânio exceções à articulções do tipo sutura são a sínfise da mandíbula e a sincondrose na junção do osso esfenóide com o osso occipital na base do crânio.
A primeira articulação móvel do esqueleto axial é a articulção temporomandibular entre a mandíbula e o osso temporal do crânio. Essa articulação consiste de duas superfícies articulares, uma no crânio e outra na mandíbula, com um disco articular ou menisco entre elas. Esta articulação pode atuar como articulação em gínglimo e como articulação artrodial.
A articulação atlanto-occipital entre o crânio e a primeira vértebra cervical é uma articulação em gínglimo. Os únicos movimentos possíveis sao a flexão e a extensão.
As articulações anfiartrodiais entre as vertebras adjacentes por todo o restante da coluna vertebral apresentam relativamente pouco movimento. Os processos articulares das vértebras adjacentes apresentam superfícies planas que são justapostas formando uma articulação artrodial.As articulações entre as vértebras sacras são totalmente fundidas e o sacro se torna um único osso com os segmentos unidos por sinostoses.
As costelas são fixadas à coluna vertebral por suas articulações diferentes: uma (do tipo pivô) entre a cabeça da costela e a depressão localizada entre os corpos de duas vértebras torácicas adjacentes; a outra (do tipo artrodial) está entre uma faceta articular a curta distância da cabeça da costela e uma fasceta no processo transverso da vértebra de mesmo número da costela.
As estremidades ventrais das primeiras poucas costelas são fixadas diretamente ao esterno por barras de cartilagem (cartilagens costais). As articulações das costelas atras dessas são fixadas às cartilagens costais das costelas esternais. (costelas asternais). As costelas flutuantes não apresentam fixação ao esterno.
quarta-feira, 16 de maio de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário