quinta-feira, 17 de maio de 2007

Tecido ósseo

O tecido ósseo é um tecido conjuntivo rígido presente nos ossos. É um tecido bastante inervado, vascularizado e rico em matriz extracelular (mineralizada). Suas principais funções são: sustentação, proteção, reparação, resistencia, defesa (processo inflamatório), produção (elementos celulares do sangue).
Tipos de células ósseas:
Osteoblastos: Células jovens com intensa atividade metabólica e responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz. Produzem colágeno do tipo I, proteogliganas e glicoproteinas adesivas, concentram fosfato de cálcio, mineralização da matriz. Ficam nas superfícies ósseas lado a lado. São cúbicas (ativa) ou achatadas (pouco ativa).
Osteócitos: À medida que se dá a calcificação da matriz óssea, durante a formação óssea, os osteoblastos acabam ficando em lacunas, diminuem sua atividade metabólica e passam a ser osteócitos, células que atuam na reparação dos componentes químicos da matriz. Se comunicam pelos seus prolongamentos localizados nos canalículos. Sua morte é seguida por reabsorção da matriz.
Osteoclastos: Células multimucleadas, móveis, gigantes. Se originam de precursores mononucleados provenientes da medula óssea, ao contado com o tecido ósseo. Fazem a reabsorção da matriz e a regeneração do tecido ósseo após fraturas.
Canalículos: nutrição dos osteócitos.

Tecido ósseo compacto: Possui um conjunto de canais que são percorridos por nervos e vasos sangüíneos, não apresenta quase nenhum espaço medular. Por serem uma estrutura inervada, os ossos têm sensibilidade, alto metabolismo e capacidade de regeneração.



Tecido ósseo esponjoso: Apresenta espaços medulares mais amplos, sendo formado por inumeras trabéculas, que dão um aspecto poroso ao tecido.


Perióstio: Fibras colágenas e fibroblastos. Na sua porção mais profunda, o preióstio é mais celular. Essas células multiplicam-se por mitose e diferenciam-se em osteoblastos (crescimento, reparação).

Endóstio: Reveste a cavidade do osso esponjoso.

Nenhum comentário: