quinta-feira, 17 de maio de 2007

Patologia das articulções e estruturas análogas

As articulações diartrodiais dependem de movimento livre para um bom funcionamento, qualquer coisa que interfira como sua motilidade pode ser bastante grave. As condições que prejudicam as articulações podem ser geradas por inflamações, lesões ou infecções.
Lesões: deslocamentos, fraturas, torceduras, cortes, ferimentos perfurantes. Deslocamento: condição na qual um ou mais segmentos estão fora do lugar, o deslocamento quase sempre está relacionado ao estriamento ou ruptura dos ligamentos, se o deslocamento for bastante grave a cápsula articular também pode ser rompida. O tratamento para o deslocamento é baseado na reposição da articulação em sua posição normal, na maior parte das vezes seguido pela aplicação de uma tala. É importante que o tratamento seja precoce para prevenir a invasão da cavidade articular por tecido conjuntivo.
Fraturas: condição que pode envolver um ou mais segmentos de uma articulação.As fraturas em uma articulação ou próximas dela são difíceis de reduzir e de imobilizar após a redução por causa do pouco comprimento de um dos segmentos.
Torceduras: condição na qual os ligamentos são estirados mas a articulação não se mantém deslocada. A articulação afetada se recuperará espontaneamente se mantida de modo adequado.
Cortes: condição na qual uma cápsula articular é atingida com subseqüente perda de líquido sinovial. Esta condição pode ser difícil de se tratar, porque o líquido sinovial é um meio favorável à proliferação de bactérias tornando difíceis o tratamento da articulação infeccionada.
Ferimentos perfurantes: condição na qual um objeto perfura uma articulação causando uma perfuração que se assemelha a um corte infectado. A chance de drenagem é pouca para esta condição porque o ferimento pode não ser descoberto por vários dias.
Infecções: pode resultar de cortes e ferimentos perfurantes ou pode alcançar a articulção através da corrente sangüínea. Em condições desse tipo, a articulação afetada deve ser tratada de maneira sistêmica.
Artrite: inflamação de uma articulação, envolve dor e inchaço. Se não ocorrer nenhuma complicação a lesão irá se recuperar rapidamente.
Condições específicas que envolvem as articulações ou estruturas relacionadas incluem:
Bursite: inflamação de qualquer bolsa por qualquer motivo.
Carpite: inflamação da cápsula articular do carpo e/ou dos ossos do carpo e ligamentos.
Laminite: inflamação das lâminas sensitivas que se encontram entre a falange distal e a parede do casco.
Sinovite: inflamação da bainha sinovial de qualquer tendão.
Subluxação: deslocamento parcial de qualquer articulação.
Hérnia de disco intervertebral: saída do núcleo pulposo de uma fibrocartilagem intervertebral no interior do canal vertebral - pode causar pressão na medula espinhal resultando em dor e/ou paralisia.

Um comentário:

Henrique Martins disse...

meus parabéns continue assim