quinta-feira, 17 de maio de 2007

Tecido cartilaginoso

O tecido cartilaginoso, formador da cartilagem, é um tecido de consistência rígida, branco ou acinzentado, avascular e não inervado, aderente às superfícies articulares dos ossos. Também é encontrado em outros locais como na orelha, na ponta do nariz. É formado por condrócitos e condroblastos, revestido pelo pericôndrio (fibrocartilagem nao possui pericondrio). O tecido serve para dar forma e sustentação a tecidos moles, absorver impactos entre ossos, facilita o deslizamento entre os ossos.
Disco epifisário (Cartilagem de crescimento): Cartilagem presente na epífise dos ossos longos jovens, modulando seu crescimento.
Tipos de cartilagem:
Cartilagem hialina: Possui moderada quantidade de fibras colágenas. Forma o primeiro esqueleto do embrião, que é ossificado. Alguns locais dos ossos permanecem com esse tipo de cartilagem que é a mais abundante do corpo humano. É encontrada no disco epifisário, narinas, brônquios e na traquéia.

Cartilagem fibrosa: Apresenta abundante quantidade de fibras colágenas do tipo I, não possui pericôndrio. É encontrada nos discos intervertebrais e na sínfise púbica. Suporta altas pressões.


Cartilagem elástica: Pequena quantidade de colágeno e grande quantidade de fibras elásticas. É encontrada no pavilhão auditivo, no conduto auditivo externo, na epiglote, na tuba auditiva e na laringe.




Constituição do tecido conjuntivo cartiloginoso:
Células: condrocitos e abundante matriz extracelular.
Fibras proteicas: Colágeno em grande quantidade e poucas fibras elásticas.
Matriz: Colágeno, proteoglicanas, glicosaminoglicanas e glicoproteinas adesivas, água de solvatação.

Nenhum comentário: